Trabalhar na Austrália: saiba tudo sobre

trabalhar na australia

A Austrália é um país multicultural, e com ⅓ da população formada por imigrantes, acaba sendo super receptiva com estrangeiros que decidem trabalhar na Austrália, bem diferente de outros destinos como por exemplo os Estados Unidos, que vem se preocupando em fechar as fronteiras.

Com um clima muito parecido com o do Brasil, a “terra dos cangurus” tem se tornado desejo de muitos que querem trabalhar e/ou estudar fora, e pensando nisso trouxemos as principais informações para alguém que começou a se perguntar “quero trabalhar na Austrália, como faço?”, segue o fluxo!

Intercâmbio na Austrália pode trabalhar?

É possível sim trabalhar e estudar na Austrália durante um intercâmbio. Intercâmbio para aprender inglês ou cursos profissionalizantes com duração mínima de 14 semanas dão permissão para que o intercambista trabalhe e estude na Austrália. Em ambos os casos, o estudante poderá trabalhar na Austrália 20 horas semanais durante as aulas e 40 horas semanais durante as férias.

O que é preciso para trabalhar na Austrália?

Para trabalhar na Austrália sendo durante um intercâmbio de estudo, como comentamos anteriormente, é necessário que seu curso tenha no mínimo 14 semanas de duração.

Algumas posições de trabalho australianos exigem que o estudante faça um curso rápido sobre temas específicos. A maior parte dos casos são para vagas que trabalham com atendimento ao público.

Entre os cursos temos:

  • RSA (Responsible Service of Alcohol): para aqueles que pretendem trabalhar com a venda de bebidas alcoólicas (pubs, restaurantes e bares).
  • MIX’n’IT – Bar and Cocktai: aulas que ensinam como preparar drinks adequadamente.
  • Barista: certificação e aulas práticas para a preparação adequada de cafés em restaurantes e cafeterias, ou mesmo em eventos e coquetéis.
  • RCG (Responsible Conduct of Gambling): certificação para trabalhar com jogos e apostas.
  • Senior First Aid: curso de primeiros socorros, requerido para trabalhar no cuidado de crianças e idosos.
  • Greencard: curso de técnicas de segurança no trabalho, necessário para vagas de emprego na área de construção civil.
intercambio australia

Visto para trabalhar na austrália

Existem basicamente dois tipos de visto para quem quer trabalhar na Austrália:

  • Student Visa:

O Visto de estudante é voltado para aqueles que escolheram um curso com mais de 12 semanas de duração, e ele deve ser emitido com menos de 3 meses de antecedência do início das aulas.

Para cursos de inglês com ou sem certificação (ELICOS) e cursos técnicos com certificado é necessário:

  • Preenchimento do Requerimento Convencional
  • Passaporte válido
  •  Formulário 157A vigente, preenchido e assinado pelo requerente (a foto afixada no formulário deverá ser recente e sem alterações digitais – 6 meses no máximo – e do tamanho 5×7 ou 3×4);
  • Comprovante da Matricula (CoE – Certificate of Enrollment);
  • Comprovante de Cobertura de Saúde de Estudantes Estrangeiros (OSHC – Overseas Student Health Cover);
  • Pagamento da taxa.

Poderão ainda ser anexados ao requerimento:

  • Comprovante de matrícula de escola ou universidade brasileira
  • Comprovante de reserva (fornecido pela agência de intercâmbio ou companhia aérea)
  • Comprovação que o estudante consegue se manter financeiramente durante o período na Austrália, que pode ser feita através de: apresentação da declaração do imposto de renda, extrato bancário dos últimos 3 meses, extrato do cartão de crédito dos últimos 3 meses, comprovante de compra de dólares australianos, entre outros.

Desde 2008, a permissão para que o estudante possa trabalhar na Austrália é concedida automaticamente com a aprovação do visto de estudo, não sendo mais necessário fazer um novo requerimento.

  • Graduate Visa 485 Austrália

Esse tipo de visto é específico para estudantes que concluíram uma pós-graduação na Austrália ou que tenham formação em uma das áreas que abrange a lista de profissões procuradas pelo governo australiano.

O visto é válido de 18 meses até 48 meses e permite trabalhar na Austrália em tempo integral.

  • Sponsorship Visa Austrália – 482 TSS

Ele é o visto de trabalho em si, concedido quando a pessoa já consegue um emprego em uma empresa australiana estando no Brasil. Para solicitá-lo é necessário comprovar qualificação e experiência na mesma função e cargo que a pessoa exercerá na Austrália, e também apresentar comprovação de proficiência no inglês.

É difícil conseguir emprego na Austrália?

A dificuldade de conseguir um emprego para trabalhar na Austrália vai depender de vários fatores: o cargo pretendido, sua escolaridade, nível de inglês e onde você está, por exemplo. Os níveis de desemprego australianos são extremamente baixos quando comparados aos do Brasil, por exemplo. No terceiro trimestre de 2021, os níveis de desemprego registrados na Austrália foram de 6,8%, enquanto no Brasil foi registrado quase 13%.

Se você já fala inglês fluentemente e possui experiência trabalhando na área de tecnologia, é possível começar a procurar vagas estando já no Brasil através de sites como o Linkedin. Entretanto, se ainda precisa melhorar o inglês e procura empregos mais “mão na massa”, vai ser mais fácil conseguir um emprego na Austrália já estando nas terras australianas e matriculado em um curso de inglês.

parques australia

Qual é a melhor época do ano para ir trabalhar na Austrália?

As estações do ano na Austrália são bem parecidas com as do Brasil. A primavera e o verão são os meses que mais recebem turistas, então se você pretende ir trabalhar na Austrália, os meses que terão mais ofertas de empregos para atendimento ao público vão de setembro a fevereiro. 

Quais são os tipos de trabalhos na Austrália para brasileiros?

A maioria dos brasileiros que vão trabalhar na Austrália, o fazem durante um intercâmbio para aprender inglês, e por isso, focam nos chamados “part time jobs”. O cargo também dependerá muito do seu nível de inglês. Para quem é iniciante no idioma, cargos como lavador de pratos, ajudante de obras e para limpeza são os mais comuns.

Já se você possui um inglês intermediário, pode conseguir trabalhar na Austrália como cozinheiro, garçom ou ajudante de loja.

Agora, se você é um estudante de nível avançado no inglês, conseguirá candidatar-se facilmente a vagas de auxiliar administrativo, chef de cozinha, barista e até mesmo trabalhar na sua área de formação.

Quanto ganha um brasileiro na Austrália?

Como no Brasil, existe uma regulamentação de salário mínimo, que gira em torno de 3mil dólares australianos mensais. Porém, diferente daqui e como os Estados Unidos e Irlanda, o cálculo da remuneração é feito pelas horas trabalhadas. Usando como base uma semana de 38 horas de trabalho, o salário por hora será de aproximadamente AU$20.

Para as profissões mais comuns ocupadas por brasileiros na Austrália os salários são:

Servente de Pedreiro18 a 25 dólares por hora
Auxiliar de cozinha13 a 17 dólares por hora
Garçom20 a 34 dólares por hora
Limpeza15 a 20 dólares por hora
Barista18 a 25 dólares por hora
Jardineiro18 a 23 dólares por hora
quanto custa intercambio australia

Quanto custa para ir trabalhar na Austrália?

Essa pergunta é muito comum e é preciso lembrar que para trabalhar na Austrália é preciso estar matriculado em um curso de inglês, portanto, devemos incluir esse custo na conta.

Além dos valores gastos com passagem e emissão do visto, o estudante também pode usar como base: 3600 dólares para 6 meses.

Um levantamento do Departamento de Iigração Australiano, levantou que em média, para gastos com moradia, alimentação, saúde e transporte, um estudante gasta 21 mil dólares australianos anualmente, o que dividido por 12, dá aproximadamente AU $1,750.

Eles também desenvolveram uma “Calculadora de Custo de Vida” que pode ser acessada clicando aqui.

Quer saber mais sobre como trabalhar na Austrália? Fale com a Day One!

Nada melhor do que conversar com quem já fez um intercâmbio de trabalho e estudo na Austrália para te passar todas as dicas e a realidade do local, não é mesmo? Para isso a Day One Intercâmbios mantém uma equipe formada 100% por ex-intercambistas disponíveis para tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato com a agência e saiba mais. 

Para ficar por dentro de todas as novidades, webinars e promoções, siga nossas redes sociais:

Instagram: @dayoneintercambios Youtube: Canal Day One Intercâmbios

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Receba as principais notícias sobre os destinos, promoções exclusivas e e-book's gratuitos!

Outros posts

Faça uma pesquisa e saiba mais informações

Solicite um Orçamento