intercâmbio na Austrália

Intercâmbio Austrália

Fazer intercâmbio na Austrália é definitivamente viajar para “o outro lado do mundo”. Para chegar a lá o estudante enfrenta, ao menos, 20 horas de voo. Mas ao chegar nesse país incrível, os intercambistas percebem rapidamente que cada hora no avião valeu a pena. Um local com belezas naturais incríveis, praias paradisíacas e desertos maravilhosos. Bem-vindos a Ozzy Land, [email protected] viajantes! 

 

Nessa página abordaremos:

Principais cidades para Intercâmbio na Austrália

O que é necessário para estudar na Austrália

Quanto custa um intercâmbio para Austrália

Austrália Intercâmbio: mais motivos para fazer

 

PRINCIPAIS CIDADES PARA INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA:

Já que o intercâmbio na Austrália pode ser feito em várias cidades, listamos as principais cidades australianas escolhidas por brasileiros para intercâmbio e um pequeno resumo sobre elas:

 

Intercâmbio Austrália: Adelaide

A cidade de Adelaide fica no estado de South Australia, que assim como diz o nome fica no sul do país, vizinho do estado de Victoria. A região também é um pouco fria, seu  inverno é chuvoso e ameno e o verão ensolarado e seco, se tornando uma opção para aqueles que acham que a Austrália é um país muito quente.

Intercâmbio Austrália: Brisbane

Terceira maior cidade do país, situada no estado de Queensland, possui um clima ensolarado e quente. O estado oferece as praias incríveis da Austrália:Sunshine Coast, Gold Coast e Cairns.

Intercâmbio Austrália: Cairns

Uma das cidades mais procuradas por quem deseja fazer intercâmbio na Austrália para cursos técnicos ou de inglês. Além das belezas naturais e de ser um destino de férias para os australianos, Cairns também é conhecida por ser rica em cultura, sendo um dos poucos lugares que ainda abrigam tribos indígenas.

 

Intercâmbio Austrália: Canberra

Canberra, capital e sede do parlamento australiano, é um dos destinos mais procurados por turistas e intercambistas que gostam da história política dos países.

Essa foi uma cidade planejada e exibe um infraestrutura exuberante, misturando a elegância de construções clássicas com o desenvolvimento tecnológico e econômico.

 

Intercâmbio Austrália: Gold Coast

Conhecida como a “Orlando Australiana”, Gold Coast é uma cidade que respira o turismo, com muitos resorts, hotéis e diversos parques temáticos como Warner Bros Movie World, Dreamland, Sea World e Wet’n Wild. Porém, Gold Coast é um lugar interessante para pessoas de qualquer idade, há passeios para crianças, jovens e idosos.

Intercâmbio Austrália: Hobart

Para os amantes da vida selvagem, o intercâmbio em Hobart é perfeito. A capital da famosa Ilha da Tasmânia é uma das cidades mais bonitas e seguras de toda a Austrália. 

Repleta de reservas, parques e praias, a cidade é referência em cursos técnicos para estrangeiros.

Intercâmbio Austrália: Melbourne

Segunda maior cidade do país e conhecida como a cidade mais europeia da Austrália, Melbourne é a capital costeira do estado de Victoria. Possui as quatro estações do ano bem definidas e uma vasta gama de opções gastronômicas.

Intercâmbio Austrália: Perth

A cidade de Perth fica no estado de Western Australia, no extremo oposto a New South Wales, onde fica Sydney. Conhecida como uma capital “isolada”, o intercâmbio em Perth oferece um dos menores custos de vida do país.

Com um clima quente é, entre as capitais australianas, a cidade mais quente e ensolarada, a cidade é intitulada como a “cidade que faz sol o ano todo”, por isso seu  inverno é agradável com temperaturas que não são tão baixas.

Intercâmbio Austrália: Sydney

Muitas vezes confundida com a capital da Austrália, possui todas as boas características de uma metrópole: agito, eventos culturais, shows, bons restaurantes, parques e um bônus: mais de 70 praias. Além disso, conta com transporte público eficiente, segurança e localização privilegiada.

 

Porque escolher fazer um intercâmbio na Austrália

Como nem só de admirar a natureza vive a maioria dos intercambistas, o destino também é um dos países melhores posicionados mundialmente no ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), caracterizando as cidades australianas entre as melhores do mundo para se viver. 

Com muitas opções de intercâmbios e lifestyles, você pode escolher entre: Morar em uma grande metrópole (Sydney e Melbourne), ou em cidades de tamanho intermediário (como Perth e Brisbane). Caso seja um fã do surf, a fascinante Gold Coast é o local certo!

 

Agora, junte tudo isso com a possibilidade de estudar e trabalhar ao mesmo tempo, cursos técnicos ou extensões acadêmicas, um país com uma taxa baixíssima de desemprego e um visual paradisíaco. Dear Mate, você tem dúvidas que esse é o seu destino?

O que é necessário para estudar na Austrália

O primeiro passo é escolher um curso que seja reconhecido pelo Governo australiano e registrado no Commonwealth Register of Institutions and Courses for Overseas Students (CRICOS).

O requerimento a ser preenchido dependerá do tipo de curso escolhido. Para cursos de inglês com ou sem certificação ou cursos técnicos, deve-se preencher o Requerimento para Cursos nível 2 e apresentar obrigatoriamente:

 

  • Passaporte assinado e válido e passaportes anteriores, se já houver viajado ao exterior;
  • Formulário 157A vigente, preenchido e assinado pelo requerente;
  • Comprovante da Matrícula (CoE – Certificate of Enrollment);
  • Comprovante de Cobertura de Saúde de Estudantes Estrangeiros (OSHC – Overseas Student Health Cover);
  • Pagamento da taxa;

Além de comprovar a existência de recursos para permanecer no país durante os estudos.

Quanto custa um intercâmbio para Austrália

Os custos de um intercâmbio para a Austrália vão variar basicamente de acordo com o curso escolhido e o tempo de viagem. 

Em média, um curso de 6 meses custará de 3.600 a 7.200 dólares australianos.

Com moradia, alimentação e transporte, o estudante gasta em média 1700 dólares australianos.

Não se esqueça de incluir na conta os gastos com passagem e seguro de viagem. 

O que é necessário para trabalhar na Austrália

Basicamente, para trabalhar durante seu intercâmbio na Austrália é necessário escolher um curso com duração maior do que 14 semanas. Não vamos nos aprofundar no assunto desse vez pois já o fizemos no artigo: Trabalhar na Austrália


Austrália Intercâmbio: mais motivos para fazer

Separamos mais alguns motivos para que você escolha o país como destino do seu intercâmbio:

7 motivos para escolher a Austrália para seu intercâmbio

estudo-trabalho

Estudo e Trabalho:

Um país que permite ao estudante trabalhar enquanto faz um curso de idiomas, técnico, graduação ou pós-graduação. Por isso, o intercâmbio na Austrália é um dos mais procurados. Para ser elegível ao visto de estudante (visto que permite estudo e trabalho) é preciso estar matriculado em um curso de no mínimo 14 semanas de duração. O visto de estudante permite o trabalho por até 20 horas semanais. Os ótimos salários permitem que esse tempo de trabalho seja suficiente para conseguir se manter no país.

economia-forte

Economia forte:

A economia australiana está em constante crescimento. Com um baixíssimo índice de desemprego, a vida dos estudantes internacionais que escolhem esse país como destino se torna mais fácil, além disso, o outro ponto vantajoso é que o país possui um dos maiores salários mínimos do mundo.

clima

O clima:

O clima na Austrália é muito parecido com o do Brasil, por ficarmos no mesmo hemisfério, lá o verão também é muito quente e o inverno não é tão rigoroso, com exceção ao Sul do país, assim como no Brasil, o que ajuda muito na adaptação do intercâmbio!

praia

Praia, mar e surf:

Se tem uma coisa que a Austrália tem e muito é praia. O país é uma ilha continental gigantesca cercada pelo mar. Os australianos amam praias e atividades ao ar livre e consequentemente o surf é um esporte muito popular. Para quem gosta de mar é um intercâmbio na Austrália é o destino perfeito!

visto

Renovação do visto:

Uma ótima vantagem para quem busca o intercâmbio na Austrália é que, caso decida continuar seus estudos no país como, por exemplo, fazer um curso técnico, uma graduação ou uma pós-graduação é possível. Uma das vantagens garantidas pelo visto de estudante é a de permitir que o estudante renove seu visto sem precisar sair do país.

vida-selvagem

Vida pra lá de selvagem:

A Austrália é muito famosa por outro motivo além do surf, belezas naturais e qualidade de vida: a vida selvagem nesse lugar é diferente de qualquer outro! Cangurus, demônios da tasmânia, tubarões, morcegos gigantes, coalas…todos convivendo no mesmo lugar. Há vários zoológicos, santuários e parques nacionais para apreciar a diversidade animal durante seu intercâmbio na Austrália.

asia

Ásia:

Quem não tem o sonho de conhecer a Ásia? Vá para a Austrália e seu sonho estará prestes a se realizar. Os voos da Austrália para países asiáticos, como Tailândia, Cingapura e Indonésia são extremamente baratos. Acho que chegou a hora de fazer aquele tão sonhado mochilão hein?

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Capital

Canberra

Idioma

Inglês

População

25 milhões hab. aprox

Cidade mais populosa

Sydney

Território

7.692.000 km² aprox

Moeda

Dólar Australiano

Solicite um Orçamento