Visto de estudo e trabalho na Irlanda

visto de estudo e trabalho na irlanda

A Irlanda é um dos países preferidos para quem deseja estudar e ganhar uma grana durante a viagem devido à facilidade de conseguir um visto de estudo e trabalho. Dúvidas sobre como obter visto de trabalho na Irlanda, qual o valor do salário mínimo, como funciona e quanto custa costumam ser comuns para quem está planejando um intercâmbio, por isso, conversamos com os especialistas da Day One Intercâmbios para falar um pouquinho sobre o assunto.

Pode trabalhar na Irlanda com visto de estudante

Um dos grandes diferenciais é que o intercambista pode trabalhar na Irlanda com visto de estudante.

Para todos aqueles que pretendem ficar mais de 6 meses no país, em cursos a partir de 25 semanas, é possível um tercâmbio de estudo e trabalho na Irlanda, e que o estudante trabalhe legalmente 20 horas semanais durante o período letivo e 40 horas nos meses de férias.

visto de estudo irlanda

Como funciona visto de estudante na Irlanda

Diferente de outros países, você não precisa dar entrada no pedido do visto antes de aterrissar na Irlanda, salvo os devidos documentos e reserva de valores.

Separamos uma explicação rápida sobre como funciona o visto de estudante na Irlanda:

Ao aterrissar em terras irlandesas, o intercambista deverá apresentar para os oficiais de imigração um comprovante de matrícula e de pagamento do curso que irá realizar (com duração mínima de 25 semanas), e o endereço de onde vai se hospedar.

Deverá ser comprovado também a disponibilidade de 3.000 euros para permanência no país, e para isso o viajante pode apresentar:

  • Extrato bancário da conta brasileira: retirado a no máximo 1 mês, o extrato deve ser original em papel timbrado do banco e com carimbo e assinatura do gerente.
  • 3.000 euros em espécie: o estudante pode levar a quantia no correio irlândes e trocar por cheques chamados Bank Drafts. Devem ser apresentados para a imigração no mínimo 5 cheques. Essa é a opção menos recomendada devido ao risco de perda ou algum outro tipo de extravio.
  • Depósito no Visa Travel Money: ele é um cartão de débito pré-pago internacional recarregável que pode ser utilizado para pagamentos, compras e saques. O intercambista deve imprimir o extrato do cartão para comprovar o saldo.

Depois de sair do aeroporto, para obter um visto de estudo e trabalho na Irlanda, você deve fazer um agendamento online para atendimento na GARDA de Dublin. É preciso então apresentar o passaporte original, carta da escola comprovando a matrícula, comprovante de seguro de saúde, comprovação dos 3 mil euros e pagamento da taxa do IRP no valor de 300 euros, que pode ser feito via cartão de crédito ou débito.

O seu documento de identificação Irish Residence Permit irá conter seus dados, o tipo de visto que você possui, e será enviado via correio para o endereço residencial apresentado no prazo de 5 a 10 dias úteis.

Quanto custa para tirar visto de estudo e trabalho na Irlanda

Além da comprovação dos 3 mil euros ao chegar no país, se você deseja ter um visto de estudo e trabalho na Irlanda (Stamp 2) você precisa pagar somente a taxa do IRP de aproximadamente 300 euros.

Já para tirar visto de trabalho (sem estar estudando) na Irlanda é preciso, além dos dois itens citados anteriormente, pagar 500 euros para uma autorização de 6 meses ou menos ou 1.000 euros para uma autorização de 6 a 24 meses de duração.

salário mínimo irlanda

Dúvidas sobre salário mínimo na Irlanda

Praticamente qualquer intercambista que pensa em tirar um visto de estudo e trabalho na Irlanda quer saber quanto pode receber trabalhando.

O salário mínimo na Irlanda para trabalhos de tempo integral é de 1.600 euros por mês, ou 10,20 euros por hora. Os valores podem variar muito de acordo com a cidade, função e empregadores escolhidos, mas o valor normalmente costuma exceder o custo de vida, o que permite muitas vezes que o estudante pague parte dos custos do intercâmbio ou até mesmo guarde dinheiro para uma viagem pela Europa quando as aulas terminarem

Precisa de ajuda para tirar seu visto de estudo e trabalho na Irlanda? Fale com a Day One!

A Agência Day One oferece um serviço personalizado de atendimento, focada em auxiliar pessoas que buscam aprimoramento profissional ou pessoal no exterior, com suporte especializado 24 horas por dia, 7 dias por semana durante sua viagem.

Um dos seus diferenciais é seu corpo de colaboradores ser formado exclusivamente por ex-intercambistas, afinal, só quem já passou por essa experiência sabe como ajudar quem busca por novos desafios. Entre em contato com a agência clicando aqui ou enviando uma mensagem pelo Whatsapp no número (16) 99746-8657 e tire suas dúvidas sobre o intercâmbio de estudo e trabalho na Irlanda.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Receba as principais notícias sobre os destinos, promoções exclusivas e e-book's gratuitos!

Outros posts

Faça uma pesquisa e saiba mais informações

Solicite um Orçamento