Intercâmbio Dublin: 6 motivos para fazer

Pensando em fazer um intercâmbio em Dublin? A capital da Irlanda é um dos destinos mais cobiçados entre os brasileiros, seja pela alta receptividade dos irlandeses, pelo baixo custo quando comparado a outros destinos ou até mesmo pela facilidade de conseguir visto e também poder trabalhar enquanto faz um intercâmbio em Dublin. 

Os idiomas oficiais são o inglês e irlandês, mas é super comum ouvir alguém conversando em português, devido à grande comunidade de brasileiros que vive no país. 

A Irlanda também é repleta de peculiaridades que valem a pena ser exploradas, e conhecida como um país cheio de curiosidades e costumes

E para facilitar a vida de quem está começando a procurar destinos para intercâmbio, separamos 5 motivos para fazer intercâmbio em Dublin.

1.Intercâmbio Dublin:  Baixo Custo 

Como comentamos no início deste artigo, com certeza o baixo custo é um dos principais motivos que levam as pessoas a procurar “intercâmbio Dublin” no google. 

A capital da Irlanda também se destaca por oferecer programas de estudos com custos mais acessíveis e de duração variada.

Quem escolhe fazer um intercâmbio em Dublin para aprender inglês pode escolher entre viagens de 4 semanas até 6 meses de duração, o que facilita muito tanto o planejamento da viagem quanto a possibilidade de se organizar financeiramente.

Quando comparados os custos de um intercâmbio em Dublin com um intercâmbio na maioria das cidades da vizinha Inglaterra, os gastos chegam a ser 20% menores na Ilha da Esmeralda.

2.Intercâmbio Dublin: Possibilidade de trabalhar enquanto estuda 

A Irlanda é um dos poucos destinos onde se é possível trabalhar com um visto de estudante. O aluno que escolhe fazer um intercâmbio em Dublin e que tem um visto Stamp 2 (válido por 8 meses) pode trabalhar em vagas de meio período, e nos meses oficiais de férias do país (maio a agosto e dezembro) pode trabalhar em período integral. 

São tantos estudantes que nos procuram sobre o assunto que já escrevemos mais sobre EMPREGO NA IRLANDA PARA BRASILEIROS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Mesmo com o salário dos chamados “part time jobs” é possível abater bastante os custos de um intercâmbio em Dublin. Os empregos mais comuns para estudantes são os de atendimento ao público, como garçom, recepcionista e barman. 

Atualmente o valor mínimo da hora para empregos na Irlanda é de 10,20 euros por hora trabalhada. Considerando as 20 horas semanais de trabalho que são permitidas para estudantes, você pode ganhar mais de 200 euros por semana, sem contar as gorjetas, que costumam variar de 20 a 100 euros por dia de atendimento ao público.

intercambio dublin

3.Intercâmbio Dublin: Proximidade de outros países europeus 

Outro motivo que chama muita atenção de quem escolhe fazer intercâmbio em Dublin é a facilidade com que se pode visitar outros países e fazer mochilões!

Como a Irlanda faz parte da União Europeia, é muito fácil viajar para qualquer lugar da Europa. Dessa forma, não será problema entrar e sair do país enquanto seu visto de intercâmbio em Dublin for válido. Além disso, uma das principais companhias aéreas de baixo custo, a Ryanair tem seu hub central em Dublin.  

Isso significa voos com preços super em conta para diversos destinos! Para você ter ideia, é possível ir e voltar de Paris por menos de 30 euros ou de Glasgow por 20 euros.

4.Intercâmbio Dublin: Riqueza Cultural

Fazer um intercâmbio em Dublin é uma experiência enriquecedora, que permite ter contato com várias culturas diferentes, aprender mais sobre o mundo e sobre nós mesmos. 

Fundada pelos vikings há mais de 1.000 anos,Dublin está entre as cidades mais antigas da Europa e chegou a ser parte do Império Romano. 

Já parou para pensar quantas histórias esse lugar guarda? 

E não para por aí, é lá onde está localizada a fábrica da Guinness, a cerveja mais tradicional do país, o Temple Bar, um dos pubs mais icônicos, o Dublin Castle, entre tantos outros pontos imperdíveis. 

Sem contar que existe uma infinidade de programas a se fazer sem gastar nada! 

Durante o intercâmbio em Dublin você pode conhecer a Trinity College, que fica no coração da cidade. Ela é a universidade mais antiga da Irlanda, fundada no século 16 pela rainha Elizabeth l.

Já o Phoenix Park é um refúgio para quem gosta de fazer caminhadas ao livre. Considerado o maior parque público da Europa, conta com 712 hectares e fica apenas a 3km do centro da cidade.A Grafton Street é um dos melhores lugares para conhecer durante seu intercâmbio em Dublin. Ela é uma das ruas comerciais mais importantes da cidade, com várias opções de café, restaurantes, shoppings, galerias, e lojas.

Intercâmbio Dublin: 6 motivos para fazer 1 Day One Intercâmbios™

5.Intercâmbio Dublin: facilidade de obter um visto 

Uma grande vantagem de fazer intercâmbio em Dublin é a facilidade de aquisição do visto irlandês. 

Diferentemente de países como Estados Unidos, Austrália e Canadá, onde o visto de estudante é feito ainda no Brasil, em um processo burocrático com risco de ser negado, na Irlanda a história é outra: basta desembarcar na Ilha com todos os documentos certinhos e exigências da imigração. 

Nós também explicamos o que é preciso para tirar um visto de estudo e trabalho na Irlanda em outro artigo, mas vamos resumir para você:

Ao chegar nas terras irlandesas, o estudante deverá apresentar para os oficiais de imigração um comprovante de matrícula e de pagamento do curso que irá realizar (com duração mínima de 25 semanas), e o endereço de onde vai se hospedar durante o intercâmbio em Dublin.

Também é necessário comprovar a disponibilidade de 3.000 euros para permanência no país, e para isso o estudante pode apresentar:

  • Extrato bancário da conta brasileira: retirado há no máximo 1 mês, o extrato deve ser original em papel timbrado do banco e com carimbo e assinatura do gerente.
  • 3.000 euros em espécie: o estudante pode levar a quantia no correio irlândes e trocar por cheques chamados Bank Drafts. Devem ser apresentados para a imigração no mínimo 5 cheques. Essa é a opção menos recomendada devido ao risco de perda ou algum outro tipo de extravio.
  • Depósito no Visa Travel Money ou cartão internacional como Wise: ele é um cartão de débito pré-pago internacional recarregável que pode ser utilizado para pagamentos, compras e saques. O intercambista deve imprimir o extrato do cartão para comprovar o saldo.

Depois de sair do aeroporto, para obter um visto de estudo e trabalho na Irlanda durante o intercâmbio em Dublin, você deve fazer um agendamento online para atendimento na GARDA. 

É preciso então apresentar o passaporte original, carta da escola comprovando a matrícula, comprovante de seguro de saúde, comprovação dos 3 mil euros e pagamento da taxa do IRP no valor de 300 euros, que pode ser feito via cartão de crédito ou débito. Com isso você terá direito ao Stamp 2, visto que permite trabalhar durante o intercâmbio em Dublin.

O seu documento de identificação Irish Residence Permit irá conter seus dados, o tipo de visto que você possui, e será enviado via correio para o endereço residencial apresentado no prazo de 5 a 10 dias úteis.

6.Intercâmbio Dublin: qualidade de vida e segurança

No ranking mundial de melhores cidades para se viver e com mais qualidade de vida, Dublin está em 34o lugar, à frente de Paris (38º lugar), Londres (40ª posição), Lisboa (43º lugar) e Nova Iorque (44ª posição), por exemplo.

Fazer um intercâmbio em Dublin também tem outra vantagem: você provavelmente vai poder andar com tranquilidade pelas ruas e fazer muitas coisas a pé ou de bicicleta. 

Segundo o Índice Global de Paz publicado em 2019, o país ficou entre os 15 mais seguros do mundo, e o sexto de todo continente europeu.

Dados como taxa de homicídio, número de encarcerados, motivos de encarceramento, gastos militares em relação ao PIB, desequilíbrio político e participação em guerras são alguns dos indicadores analisados para formar o índice.

Bem confiável e amplo, não é mesmo?

Dica bônus: Vídeo com curiosidades sobre a Irlanda e Guia completo para sua viagem

Se você chegou até aqui, deve ter se interessado super por um intercâmbio em Dublin. Por isso, separamos dois de nossos vídeos:

Confira também o nosso GUIA COMPLETO: Intercâmbio na Irlanda (cursos, preços e cidades) 

Quer estar um passo mais próximo do seu intercâmbio em Dublin? Fale com a Day One!

A Agência Day One oferece um serviço personalizado de atendimento, focado em auxiliar pessoas que buscam aprimoramento profissional ou pessoal no exterior, com suporte especializado 24 horas por dia, 7 dias por semana durante sua viagem.

Um dos seus diferenciais é seu corpo de colaboradores ser formado exclusivamente por ex-intercambistas, afinal, só quem já passou por essa experiência sabe como ajudar quem busca por novos desafios. Entre em contato com a agência clicando aqui ou enviando uma mensagem pelo Whatsapp no número (16) 99746-8657 e tire suas dúvidas sobre o intercâmbio de estudo e trabalho na Irlanda.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Receba as principais notícias sobre os destinos, promoções exclusivas e e-book's gratuitos!

Outros posts

Faça uma pesquisa e saiba mais informações

Solicite um Orçamento