10 curiosidades e costumes da Irlanda

Faça intercâmbio em um país cheio de curiosidades e costumes, a Irlanda.

Um dos países mais procurados, tanto pela sua qualidade de ensino como também pelo estudante poder trabalhar enquanto estuda, é a Irlanda.

A Irlanda é um dos países mais procurados para se fazer intercâmbio, tanto pela sua qualidade de ensino como também pelo estudante poder trabalhar enquanto estuda, mas isso você já sabe. 

Envolta em lendas sobre duendes, fadas e seres mitológicos, a Irlanda é um país repleto de peculiaridades que valem a pena ser exploradas! Mas porque saber sobre isso?

A resposta é simples: cada país possui suas tradições e costumes. Fazer um intercâmbio significa vivenciar e aprender novas culturas. Portanto, é importante se aventurar e descobrir além. 

Que tal conferirmos algumas dessas curiosidades e tradições para que você, viajante, chegue ao país atento e aproveite ao máximo tudo que ele pode oferecer?

1. Dois idiomas oficiais

O primeiro idioma oficial do país é o inglês, mas como são descendentes do povo celta, os irlandeses aderem como segundo idioma o gaélico irlandês, o idioma mais comum entre os mais velhos e no interior. Mas, ainda assim, todas as placas no país são escritas nos dois idiomas.

A influência do gaélico irlandês é o que torna o inglês falado pelos irlandeses tão diferente do restante, e é até complicado de entender no início por conta do sotaque carregado.

2. Obrigada, desculpa e saúde

O primeiro idioma oficial do país é o inglês, mas como são descendentes do povo celta, os irlandeses aderem como segundo idioma o gaélico irlandês, o idioma mais comum entre os mais velhos e no interior. Mas, ainda assim, todas as placas no país são escritas nos dois idiomas.

A influência do gaélico irlandês é o que torna o inglês falado pelos irlandeses tão diferente do restante, e é até complicado de entender no início por conta do sotaque carregado.

3. Feijão no café da manhã

O café da manhã é encarado ao pé da letra como a “refeição mais importante” do dia pelos irlandeses. 

Repleto de proteínas, o café da manhã irlandês ou Irish Breakfast possui tradicionalmente: ovos fritos ou mexidos, torrada, tomate, bacon, feijão e morcela.

O feijão é bem diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil, o deles é um pouco adocicado.

4. Chove chuva, chove sem parar

É difícil ver o sol na Irlanda, o astro raramente faz aparições no céu do país. A temperatura mais alta já registrada no país foi de 33ºC, um dia comum aqui no Brasil.

Além disso, chove e venta muito! Então não esqueça de colocar casacos na mala.

5. Superstição

O povo irlandês possui superstições à beça, essas que passam de geração em geração. Listamos algumas, veja só:

  1. Uma das figuras mais conhecidas do folclore irlandês é o Leprechaun, um duende verde que conhece tesouros escondidos. É possível encontrar espalhadas pelo país casas pequenininhas para os duendes e, também, placas avisando sobre sua existência no local.
  2. Quem nunca procurou um trevo de quatro folhas? A tradição é irlandesa e garante que quem encontrá-lo terá sorte.
  3. Não coloque seus sapatos novos em cima da mesa! Isso trará azar irreversível.
  4. Se um pescador quiser ter pescarias produtivas jamais poderá fazer amizades com ruivas.
  5. Todo ano bissexto, no dia 29 de fevereiro, a mulher tem permissão de pedir um homem em noivado. Caso esse não aceite o pedido, ele terá que pagar uma multa para aliviar o coração partido da noiva. Um filme que explora essa superstição é o Casa Comigo, filme de 2010, com Amy Adams.
  6. Se cortar um galho de uma árvore, será amaldiçoado pelas fadas e duendes que vivem nela.

6. Não existem cobras na Irlanda

A lenda diz que o padroeiro, St. Patrick, expulsou os animais do país, mas na verdade o clima não é nada favorável para a perpetuação dos répteis.

7. Bebidas até as 22h

Os irlandeses são conhecidos mundialmente pela cerveja Guinness e por beberem como ninguém, mas você sabia que os estabelecimentos (tirando os bares) só podem vender bebidas alcoólicas das 10h às 22h? 

Mas, calma! Os bares ficam abertos até 3h e são mais de 7 mil pubs espalhados por toda a Irlanda, então tem lugar de sobra para entortar o caneco. Inclusive, se você pedir um Irish Coffee logo pela manhã, você tomará café com whisky. 

Dica: se quiser pedir a famosa Guiness nos bares peça um Pint of Gat.

8. Tchau preguiça, tchau sujeira? Acho que não!

Na Irlanda é costume não tomar banho diariamente por causa das baixas temperaturas, então vá se acostumando: talvez você também não queria entrar no chuveiro todos os dias.

9. O navio mais famoso do mundo

Você sabia que o famoso navio Titanic foi construído na Irlanda?

Tem até um museu, construído em 2012, no local onde ficava o estaleiro Harland & Wolff. Foi exatamente neste lugar que o navio transatlântico mais famoso do mundo foi criado, a pedido da empresa de transporte marítimo White Star Line.

10. Portas coloridas

Reza a lenda que as portas coloridas se devem ao fato de que, os maridos muito bêbados precisavam identificar suas casas!

Na verdade, essa cultura surgiu durante a Grande Fome, período muito difícil na história irlandesa. Em 1861 quando Rainha Victoria ficou viúva, foi ordenado que hasteassem bandeiras pretas em todas as portas. Os irlandeses, já desgastados e tristes por conta de tudo que tinha ocorrido, decidiram como forma de protesto pintar as portas das mais variadas cores.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Receba as principais notícias sobre os destinos, promoções exclusivas e e-book's gratuitos!

Outros posts

Faça uma pesquisa e saiba mais informações

Solicite um Orçamento